domingo, 4 de março de 2012

POR QUE PADRE NÃO PODE CASAR?




Semana passada, na residencia onde moro com alguns estudantes universitários, fui indagado a respeito da questão do motivo pelo qual os padres não se casam,uma das perguntas mais frequentes na Igreja e na sociedade. Ao que eu achava, essa questão devia ser bem clara nos tempos de hoje, mas pelo visto ainda existe muitas especulações acerca desse tema, e em quase todos os casos a questão fica distorcida da realidade.

O padre é a figura de Cristo, e Cristo foi celibatário (aquele que não se casa), assim como Paulo e outros apóstolos, por isso, o padre para ser fiel à figura de Cristo não se casa. 

Cristo mostra em Mateus 19,12 que há pessoas que decidiram ser solteiras por amor à Deus. É uma linda maneira de seguir Jesus: renunciar a si mesmo para servir à Deus e ao próximo

Mas outro fato deve também ser levado em consideração, é que quando o cristão se sente vocacionado ao sacerdócio sabe bem que terá que renunciar a muitas coisas, dentre elas o matrimonio, é decisão pessoal, individual e intima com Deus, não é questão de opinião pública.

O celibato e a evangelização são os testemunhos de fé que os religiosos professam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário